18/08/2012

TRABALHO INTERNO

Ano: 2010
Duração: 109 MINUTOS

O documentário se divide em 6 partes:
- Introdução
- 1ª Parte: Como os EUA Chegaram a Crise
- 2ª Parte: A Bolha
- 3ª Parte: A Crise
- 4ª Parte: Prestação de Contas
- 5ª Parte: Onde Estamos Agora?

INTRODUÇÃO : como foi semeada e cultivada a bancarrota da Islândia, que começou no ano 2000 e culminou em 2008.

1ª PARTE: COMO OS EUA CHEGARAM A ISTO? Após a depressão de 1929, a economia norte-americana entrou num período de crescimento, que se estendeu até os anos 90. Toda a economia do país era regulada por leis , fiscalizadas pelo governo. A partir dos anos 90, o governo começou a ser pressionado para diminuir a regulamentação, e deixar a economia nas mãos das grandes corporações. Dá-se então a desregulamentação.

2ª PARTE: A BOLHA – Com a desregulamentação a economia entra num período de euforia, com o sistema financeiro emitindo muitos títulos, em troca de empréstimos públicos, que jamais foram devolvidos. Todos os vícios pessoais da cúpula executiva, eram pagos com verba pública; alimentando e aumentando, inclusive a prostituição. Na hora da prestação de contas, todos estes gastos entravam com despesas de manutenção destas instituições. A economia entra em colapso, se transformando numa bola de neve.

3ª PARTE: A CRISE – Empréstimos desenfreados, seguros duvidosos, imóveis supervalorizados, documentação contábil falsificada, só poderia mesmo desembocar em crise, que atinge os EUA, e refletem no restante do mundo. Empresas quebradas, milhões de desempregados, milhares perderam suas casas, ficando sem ter onde morar, pois foram lesados por seus corretores, e não tem mais como pagar o imóvel financiado.

4ª PARTE: PRESTAÇÃO DE CONTAS - O s responsáveis por estas estratégias, que causaram um rombo na economia mundial, apenas foram afastados de seus cargos, ou demitidos, recebendo indenizações milionárias. Transformaram os bancos nas instituições mais poderosas do mundo, pois são eles que dão as cartas, põem e depõem governo, de acordo com seus interesses corporativos. Influenciam as políticas públicas , impedem a votação de leis que beneficiem a população, pois financiam as campanhas políticas dos eleitos. Nesta apropriação indevida das verbas públicas, participaram: intelectuais, economistas, políticos com a conivência do governo. Todos, de uma forma ou de outra, aumentaram de forma exorbitante e indecente suas fortunas
pessoais.

5ª PARTE: ONDE ESTAMOS AGORA? Com a globalização da economia, somos hoje governados por Wall Street. Todos os postos chaves do governo Obama, são ocupados pelas mesmas pessoas, que foram os responsáveis pela crise financeira de 2008, causando graves danos a população mundial. Nunca o governo norte-americano teve uma desigualdade tão grande , como tem hoje entre pobres , remediados e ricos. Investem cada vez menos na educação pública , com isto sendo o país desenvolvido com maior desigualdade social. Tudo é financiado, e frequentemente são enganados pelos seus corretores, tendo que devolver os bens, como: carro,casa, etc, pois não conseguem mais quitar as prestações do empréstimo.

Resenha do documentário por:
Solange de Moraes Guerra, em 17/08/2012.

Trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=YamDhfIi6Hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário